Relatório

Relatório

Como o relatório é um pouco mais complexo e tem vários pontos a serem trabalhados à professora Isabel, faz questão de fazer suas colocações. Vamos ver o que ela tem a nos mostrar!

Há vários tipos de relatórios: relatório de viagem, relatório administrativo, relatório de estudo de caso, de cadastro, de inspeção, de inquérito, de rotina, parcial, progressivo, de pesquisa, científico, contábil etc.

Não importando o tipo de relatório, ele obedece sempre à mesma organização:

Introdução: onde é indicado o motivo da feitura do relatório;

Corpo ou desenvolvimento: seção central, ordenada com destaque dos títulos e assuntos principais, respeitando-se a ordem de sucessão dos fatos.

Conclusão: como o próprio nome indica, é o encerramento do relatório, a sua parte final, da qual constam:

Dentre diversos tipos de relatório, citaremos aqueles que poderão ter utilidade prática nas áreas as quais se destinam, são eles:

Relatório de gestão social ou anual é normal, pois é elaborado em períodos regulares, em regra um ano (civil, financeiro ou fiscal); é o “report” de maior importância, pelos esclarecimentos que presta e pela divulgação que promove; exigido por lei ou estatuto, é dirigido aos sócios ou aos acionistas, ou ainda, ao povo, se a entidade de onde ele emana for associativa, de fins comercial ou estatal.
De inquérito inclui-se entre os eventuais, ou seja, são feitos esporadicamente, em virtude de incumbência especial (estudo de normas de trabalho, seleção fortuita de pessoal, visita ou apuração de uma denúncia).
Parcial diz respeito à fração de exercício ou de gestão, podendo ser mensal, trimestral, conforme o tempo que abrange.
Progressivo é aquele que é preparado periodicamente durante inquéritos, pesquisas ou investigações.
Conclusivo possui uma conclusão resultante da análise de outro(s) relatório(s).
Científico estabelece fatos e conclusões, com uma determinada finalidade;
De tomada de contas constará de um parecer minucioso e objetivo sobre os elementos apresentados pela entidade, com apreciação a respeito da regularidade ou não das contas e pela atuação do administrador ou responsável pelo órgão que faz a prestação das contas.
Administrativo É uma comunicação escrita submetida à apreciação de uma autoridade superior, geralmente ao final de um exercício, relatando a atuação administrativa. Eles podem ser uma simples carta ou memorando, ou uma exposição de uma conferência, de um gráfico, de uma tabela, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores.
Relatório técnico-científico É o documento original através do qual se difundem as informações correntes, sendo elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, métodos, processos e análises.

No próximo tópico vamos estudar sobre os elementos dos relatórios.